1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; 3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; 4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; 5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; 6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; 7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; 8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Salomão foi o homem mais sábio em baixo dos céus, imagina só? Ele meditava, pensava, escrevia, criava, pois Deus o dera sabedoria para dominar todas as coisas e pessoas vinham de todas as partes do planeta para conhecer este homem tão sobrenaturalmente sábio. Sua riqueza não tinha tamanho, ou seja; era incalculável! Você gostaria de ser tão sábio quanto Salomão? Eu gostaria de ser mais e mais sábia, não essa sabedoria que se adquire através dos livros que é fundamental para qualquer ser humano, mais principalmente a sabedoria que vem de Deus, pois é perfeita e a forma de se adquirir é simplesmente sendo amigo intimo de Deus. E como ser amigo intimo de Deus? Há, essa é outra história!
Estes dias no carnaval, tive a oportunidade de conhecer a Bolívia. Foram 12 dias interessantes e um tanto surpreendentes! Nossa, a loucura do transito, pessoas e carros tentando competir entre si, e o mais incrível, é que elas conseguem se entender! Impressionante! Em La Paz, quase 4000 mil metros de altitude acima do nível do mar, uma pressão louca para quem nunca foi lá, porém gratificante. Nunca vomitei tanto na minha vida, rsrsrs! Os ônibus extremamente velhos, tipo aqueles dos anos 50! Muito legal, e andar neles é simplesmente uma aventura! A cidade de extremos, riqueza de um lado e pobreza de outro, aliás é a capital federal da Bolívia e as pessoas amam seu Presidente! Achei tudo muito legal! Gostei de verdade apesar dos enjoos e me senti tipo no Brasil dos anos 80? Talvez!
As mulheres vestidas com aquelas roupas, saias enormes de 7 capas! Lembrei da bolacha 7 capas? kkkk, brincadeirinha! Meus Deus, demais! A maioria delas carregam uma trocha nas costas, e quando você observa direitinho, tem uma criança dormindo e sonhando com os anjinhos lá dentro! Muito cachorro na rua, mas muito mesmo! Comidas malucas sendo vendidas a torta e a direita pelas pessoas nativas na rua, não muito diferente do Brasil, apenas questão de higiene, rsrsrs! Há, e frangos e carnes são cortadas no chão para serem postas nas panelas sem nenhum problema! Já imaginou?
E a Coca cola gente! A Coca cola domina completamente aquele pais! Parece uma autoridade entre eles! Nunca vi nada igual! Propaganda de Coca cola em cada centímetros da Bolívia, incrível! Acho que eles são donos da Bolívia, será?
E nessa empreitada de conhecer a Bolívia, da qual até então confesso, tinha um certo preconceito, aprendi uma lição valiosa: - NUNCA TENHA CONCEITO NEGATIVO SOBRE ALGUÉM OU DETERMINADA COISA ANTES DE CONHECER! Nunca, mais nunca tenha preconceito a respeito de nada ou ninguém, pois a maioria das vezes você se surpreende! Hora, o próprio Jesus nunca teve preconceito de nada nem ninguém!!! Aliaz, Jesus enquanto esteve na terra era a pessoa mais surpreendente de todas! Ele além de ser perfeito, era milhares de anos a frente de qualquer pessoa. Dava lição a todos que queriam ser melhores que os outros, que simplesmente queria desvalorizar ou criticar seu semelhante. Não era perfeito?
Quando aquela mulher foi pega em adultério, e todos aqueles hipócritas queriam atirar pedras nela, Jesus com toda mansidão chegou e disse: - Atire a primeira pedra quem nunca pecou! Ai meu Deus, você é demais, te amo milhões de vezes mais a cada instante! Milhões de vezes perfeito!!!
JOÃO 8
1Jesus foi depois para o Monte das Oliveiras. 2No dia seguinte, de madrugada, voltou ao templo e toda a gente foi ter com ele. Jesus sentou-se e começou a ensinar. 3Entretanto, osdoutores da lei e os fariseus levaram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Colocaram-na no meio do povo 4e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi apanhada a cometer adultério. 5Moisés, na lei, mandou-nos apedrejar tais mulheres até à morte. E tu, que dizes?» 6Eles puseram-lhe esta questão, porque queriam apanhá-lo em falso para depois o acusarem. Jesus, porém, inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. 7Mas como continuavam a interrogá-lo, levantou-se e disse-lhes: «Aquele de entre vós que nunca pecou, atire-lhe a primeira pedra.» 8Jesus inclinou-se novamente e continuou a escrever no chão. 9Ao ouvirem estas palavras, foram saindo dali um a um, a começar pelos mais velhos, e só lá ficou Jesus e a mulher ao pé dele. 10Jesus então levantou-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» 11«Ninguém, Senhor!», respondeu ela. «Também eu te não condeno», disse Jesus. «Vai-te embora e daqui em diante não tornes a pecar.»
Então em se falando de reeditar o caráter, porque não reeditar os conceitos, preconceitos, a visão que a gente tem das pessoas, mundo e assim por diante, pois o que importa é viver aprendendo cada vez mais e da maneira mais surpreendente possível, nos lugares mais inusitados com pessoas mais simples!
Sabe o que mais gostei na Bolívia? Foi porque tive mais uma vez a oportunidade de conviver com pessoas simples e verdadeiras. Pessoas sofredoras! Odeio conviver com pessoas egoístas e soberbas. Não gosto mesmo! As pessoas simples tem muito que nos ensinar.
Sabe o que mais gostei na Bolívia? Foi porque tive mais uma vez a oportunidade de conviver com pessoas simples e verdadeiras. Pessoas sofredoras! Odeio conviver com pessoas egoístas e soberbas. Não gosto mesmo! As pessoas simples tem muito que nos ensinar.
Se fosse falar mais da Bolívia, teria muito o que falar. Porém diferentemente do que pensei antes de pisar naquele lugar incrível, só me restou dizer: ADOREI a experiência de conhecer um lugar que sinceramente nunca tinha feito parte dos meus planos, ou seja; estava fora do meu roteiro de viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário