domingo, 22 de junho de 2014

Você é uma pessoa controladora?

Quando sabemos que alguém é controlador ou não? Bem, tem diversas formas e situações que
identificam um controlador nato ou simplesmente candidato a ser controlador. Então; você sabe quais são as principais características de alguém que gosta de exercer o controle sobre outras pessoas? Você sabe identificar um controlador? você é uma pessoa controladora? Vamos a alguns sintomas de pessoas que possuem essa síndrome do controle.

De acordo com HickShow em "Como reconhecer uma pessoa controladora", ela menciona em seu artigo que "aqueles que tentam controlar outras pessoas, simplesmente, não são legais nem respeitosos. Enquanto uma personalidade controladora pertence a alguém que provavelmente tem problemas mais profundos, como a co-dependência, narcisismo, tendências sociopatas ou apenas pura teimosia, nenhuma dessas características negativas deve ser assumida por você. As pessoas controladoras são egoístas, imaturas e propensas a colocar os freios em seu caminho para evitar que você conquiste uma vida plena se você estiver em constante proximidade com elas".
 
Então a fim de poupar você de se envolver  com uma pessoa controladora, e também de despertar você para o fato de que a pessoa controladora é quem tem problemas e não você, aqui estão algumas dicas testadas e comprovadas de acordo com especialistas no assunto para ajudá-lo a reconhecer uma pessoa controladora e responder em conformidade:
 
  1. "Você tem relacionamentos em que se sente sufocado, perdido, confuso ou angustiado, ou simplesmente farto de ser mandado o tempo todo (e sentindo muita culpa por continuar “obedecendo”)?
  2. Existe alguém que faz você se sentir pisando em ovos, que lhe faz agir com todo cuidado para acalmar ou não chatear?
  3. Conhece alguém que parece sair do sério mesmo com as mais simples coisas que você diz ou faz, muitas vezes sem nenhum motivo? Se achar que alguma dessas situações é familiar, então você pode estar lidando com uma pessoa controladora".                                                     Nossa! Isso não te parece familiar? Ontem quando estava no Seminário teológico, do qual eu faço parte, tive o prazer de ouvir uma palestra de um excelente Pastor sobre relacionamentos. Uau! O cara estava inspirado!!! E o que muito me chamou atenção foi quando ele mencionou que "Nós não somos o Espírito Santo de Deus para controlar ninguém!" Aliás, nem Deus ou seu Espírito Santo com todo poder e magnitude, controla você, pois Ele é extraordinariamente educado dando-lhe toda a liberdade de seguir ou não aos seus conselhos! Ele é tão perfeito e respeitador para com sua criação que simplesmente Ele, mesmo sendo DEUS, AUTOR E CONSUMADOR DOS SÉCULOS, Ele NÃO controla ninguém, pois Ele deixa o ser humano livre para escolher! Se eu ou você fizermos boas escolhas, teremos bons resultados, seremos abençoados! Se eu ou você escolher a BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL vontade de Deus que é a melhor, seremos extremamente abençoados e galardoados por isso, mas SE e SOMENTE SE, eu ou você escolhermos de coração, sem interferência de ninguém, livres e em paz! Entendeu? Então diante disso, não adianta tentar CONTROLAR ninguém pessoal, pois Deus não faz isso!
  4. "Pessoas controladoras podem ser de ambos os sexos; seja cauteloso com um amigo ciumento que odeia os seus outros relacionamentos, especialmente se o seu amigo está infeliz com os próprios romances.
  5. Só porque alguém tem uma personalidade forte, isso não faz dela uma pessoa controladora. O teste é: "Será que ela permite que você seja você mesmo, ou ele indevidamente influencia o seu comportamento." Você deve saber isso instintivamente!
  6. Não se sinta mal se você descobrir que você é por vezes, controlador com outras pessoas em sua vida, especialmente caso tenha crescido com um pai controlador. Em um nível mais profundo, o que você vivenciou enquanto crescia parece ser o "normal" e é preciso se esforçar para parar de tratar os outros da maneira que você foi tratado! Quebrar o padrão é uma grande parte da recuperação. Se notar isso em algum momento, ajuda se você voltar atrás e pedir desculpas para a pessoa cujos limites você cruzou. Isso pode salvar amizades e criar relacionamentos mais saudáveis em sua vida.
  7. " Mau humor é um sinal fundamental de uma pessoa controladora, precisamente porque aquelas com personalidades temperamentais tendem a ser percebidas remoendo mágoas e injustiças que aconteceram com elas pessoalmente, tentando remediar a dor interna e melhorar a sua situação controlando os outros. O que é melhor do que ter alguém obediente que aceita a culpa ou sente medo quando você não quer se aprofundar em consertar sua própria fonte de dor?" Nossa, passei por isso, e digo: é terrível! Ninguém deveria tentar controlar ninguém!
    • Pessoas temperamentais tendem a estar de mau humor ou lançar um manto de escuridão no meio de um momento de felicidade.
    • Os narcisistas, muitas vezes, dão chilique quando a atenção inadequada está sendo dada a eles e às necessidades deles. Esta é uma forma de manipulação do controle para a qual pode ser difícil dizer não, porque a pessoa, muitas vezes, diz que está com dor/ chateada / machucada e afins, tentando fazer com que o outro se sinta mal por ela."
  8. Excessos de raiva frequentes;
  9. Perguntas: As perguntas podem revelar várias coisas sobre uma pessoa controladora quando ela responde de uma forma frustrada ou condescendente (Perguntas podem irritar uma pessoa controladora, porque elas preferem estar no controle do questionamento).
  10. A pessoa controladora pode tentar controlar a sua maneira de se vestir e falar, ou pode até criticar a sua opinião. (Alguém conhece uma pessoa assim? rsrs)
  11. Desconfie de qualquer pessoa que parece incapaz de compreender ou aceitar a palavra "não"!
  12. Considere o que acontece quando você quer ser você mesmo ou fazer suas próprias coisas. (Atenção pessoal, é bom se ligar!)
  13. Pessoas controladoras costumam humilhar ou criticar os outros como um meio de parecerem superiores e no controle. Na verdade, uma pessoa controladora é fácil de detectar no monólogo constante sobre como podre, estúpido, mal, ridículo, irritante, etc., todo mundo é (presumivelmente eles nunca são nenhuma dessas coisas).
  14. Quando a pessoa controladora está em torno de seus amigos e apoiadores, cuidado! A pessoa controladora, muitas vezes, tenta causar problemas entre você e seus amigos, espalhar boatos, tentar criar divisões (dividir e conquistar) e ainda vai contar mentiras (exageros para ser mais gentil) sobre você para eles ou sobre eles para você, para tentar quebrar seu apego a eles. O objetivo final é isolá-lo dos outros, para que ela possa tê-lo só para si, dentro da realidade que ela está tentando tecer para você.
  15. Controladores muitas vezes não têm amigos próximos, e raramente são amigos de outros que são mais atraentes, inteligentes ou queridos do que eles. Eles tendem a ter ciúmes de pessoa populares e bem sucedidas, e criticam aqueles que são muito queridos pelos outros".
Bem, este é um pequeno resumo de como identificar pessoas controladoras pessoal! Essa matéria é muito legal e com certeza vai te ajudar não só a identificar, mas como também, diagnosticar se você tem tendências a ser uma pessoa controladora e voltar atrás para não se tornar uma pessoa chata e indesejável, da qual outros queiram manter distância de você. Aconselho você ler essa matéria nesse link abaixo por inteira, pois tem muita coisa legal pra você se ligar! E lembre-se; Deus que é Deus, não controla ninguém, não causa angustia, pressão, medo, dentre outros sentimentos ruins que as pessoas controladoras geralmente causam em suas vítimas! Deus é amor, paz, bem estar, saúde emocional, mental, tranquilidade e tudo de bom ok!

Abraços e fiquem com Deus galera!

Elizabeth Souza

Fonte de pesquisa: http://pt.wikihow.com/Reconhecer-uma-Pessoa-Controladora
Teste grátis: http://www.testesgratis.com.br/categoria/testes-de-comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário