Bem, vai aqui uma brincadeira de faz de conta para meus queridos sobrinhos que tanto paparico!
Que asneira? Ser quase adolescente em um mundo onde tudo acontece muito rápido, é meio louco! Há meu Deus! Não tô conseguindo me concentrar, como vou fazer a redação, se minha concentração está abaixo de zero?
(Mãe de Bia) – Biaaaaaaaaaaaa! Já tomou banho?
- Peraí manhêêê! Puxa vida, minha mãe nunca entende meus desafios! São tantos! Veja bem; estou aqui pensando no meu sagrado futuro, queimando os meus neurônios que até estou sentindo um cheirinho de queimado, e minha mãe fica mandando eu tomar banho? Ok, como uma boa filha que sou vou tomar um banho e depois ... depois eu vou... há! Deixa pra lá! Como diz o ditado, um dia de cada vez e afinal de contas ainda sou uma quase adolescente e não tenho certeza ainda se serei juíza como Débora, linda e maravilhosa, ou Presidenta da República como foi José? Ops! Peraê! José Presidente da República? Xííí! E naquele tempo já existia Presidencialismo? Ou será que ele foi governador? Bem, não importa, o importante é que ele governou muita gente, e deve ser muito legal governar pessoas, ser servido e mandar, mandar e mandar! Rsrsrsrs! Não teria meus priminhos e irmã pra me xeretar!
Enquanto Bia pensava e pensava sobre ser ou não ser importante, deitada em sua cama; caiu sobre ela um sono profundo e de repente, Bia acorda e descobre que esta sentada sobre uma Palmeira no monte Efraim entre Rama e Betel? E chamava-se a Palmeira de Débora. Então Bia entrou em desespero, desespero era pouco; em pânico, pois estava sentada na palmeira de Débora, vestida com uma roupa muito interessante da época, um lindo e discreto diadema de ouro com pedrinhas preciosas e cercada por um monte de gente esquisita que falava, falava e só falavam, também com roupas esquisitas que ela nunca tinha visto na vida, só em filmes?
Bia: - Peraí gente! Onde estou? E quem são vocês? Eu quero minha mãe! Der repente; Bia olha do lado e ver ninguém mais do que sua irmã Marília, vestida com uma linda roupa, túnica, sei lá e seus cabelos longos com um véu enfeitada com lindas jóias. Então ela pensa alto e diz: – Espera um pouco! Marília? Marília! O que você está fazendo aqui?
(Marília) – Perdão minha senhora Juíza, sou sua melhor amiga, Jael lembra?
Bia estarrecida, responde! – Alôô Marília, você é minha irmã lembra?
Marília confusa, porém muito educadamente responde com o olhar fixo para sua senhora a Juíza e Profetiza Débora: - Minha senhora, perdão, mais não sou sua irmã! Eu sou Jael, a esposa de Héber, e como disse; sua melhor amiga!
Marília ri muito discretamente e responde: - Senhora; a senhora é a Juíza e sacerdotisa Débora!
Bia grita e diz: - O quê? Eu sou Débora a Juíza e profeta de Deus que libertou Israel das mãos de Sísera? Mais... impossível! O que fizeram com Débora a juíza verdadeira? Eu não sei nada de Direito; aliás, eu ainda vou fazer a sétima série do colegial, e não sei profetizar! Como eu sou Débora, mulher de Deus que improvisou um tribunal oficial, onde as pessoas de toda a região elevada de Efraim iam para resolver suas disputas?
Marília com muito timidez ainda sussurrou: - E ainda casada com seu senhor Lapidote!
Enquanto isso Lapidote o esposo de Débora se aproxima de Bia, ou seja Débora a Juíza e diz:
- Amada minha, já passa das tantas depois que o sol se pôs no meio dos céus e você ainda na Palmeira resolvendo os conflitos do seu povo?
Para surpresa de Bia,, ops! Débora quando ela olha para a figura que está falando, não é mais que o próprio primo dela! Micael? Lindo, fofíssimo e com excesso de fofura pra dar e vender! Essa foi a gota d´agua! O que faltava acontecer? Só faltava Israel, seu outro primo ser seu filho! Porém Israel ainda não aparecera na história até o momento.
Bia se aproxima de Micael e diz: Miquinha! Como você está fofinho e tão bonitinho nessa túnica oriental! Há; que coisa mais fofinha do mundo! E começou a apertar Miquinha todinho em todas as suas fofuras. Miquinha muito envergonhado não conseguia se controlar pois a Juíza Débora estava fazendo cócegas em suas fofuras. E toda aquela multidão olhava estarrecida para toda aquela cena sem entender nadinha, pois como a mulher mais importante; a Juíza Débora estava tendo um ataque de excesso de fofurisse com seu marido Micael Sharom? E na frente de todos? Alguma coisa estava errada! Então a nobre Jael interrompe e diz:
- Hâhâ! Senhora, não é melhor guardar os seus carinhos para uma hora mais apropriada como mais tarde em sua casa?
Bia olha pra ela e diz:
- Hô! Ta ficando maluca minha filha! Esse é o Miquinha, nosso primo fofinho lembra?
Marílha, ou perdão Jael responde:
- Senhora, isso não importa agora, pois a multidão não sabe que ele não é seu marido, e já estão todos sussurrando preocupados com esta cêna.
Bia olha pra todos; então dá uma risadinha sem graça e diz:
- Meu povo, perdoem os excessos de fofura! Como dizem: a saudade faz dessas coisas;.. mais, estão todos dispensados e amanhã continuaremos a resolver todas as lides(problemas) dos queridos cidadãos Efrainhenses!
Então Jael discretamente disse:
- Parabéns senhora, a senhora se saiu muito bem!
Bia interrompe Jael e diz:
- Hô, Marília!
-Marília não senhora: Jael!
- Há! Jael então! Quer parar de me chamar o tempo todo de senhora! Se você diz que é minha melhor amiga, aqui deste reino distante, então pare de ficar me chamando de senhora! Afinal amigas se tratam pelos nomes sacou!
- Saquei senhora.
- Bia, olha estarrecida pra Jael e diz: Déboraaaaa!
Então, enquanto elas discutiam as trombetas começaram a tocar: (pampamrampampapapammmmmmmmmmmmmm) e surgue um lindo cavalheiro vestido de armaduras, e este homem vai ao encontro de Bia? Ops! Juíza Débora e diz:
- Senhora! As carruagens já estão prontas, os 10 mil guerreiros já estão a postos só aguardando a presença da vossa excelência para irmos a batalha!
Bia dá um abraço emocionada em Baraque e diz:
- Israel!!! Como você está elegante, bonito e forte com essas roupas!
- Baraque responde:
- Perdão senhora?
Então Bia diz: - Israel? Sou eeu! Biiiia? Lembra?
Baraque o capitão do exército olha pra Bia e diz:
- Perdão senhora; mais está tudo bem? Estamos em cima da hora para a batalha final!
Bia gritando pergunta:
- O quê? Batalha final? Ou seja pelo desenrolar da história você quer dizer que eu estou no lugar de Débora a Juíza de Israel e pelo que estou entendendo, vou ter que assumir seu lugar na batalha? Hááááààà! Bia caiu no chão, estarrecida e sem acreditar em tudo aquilo e continuou falando sem parar: - Vocês querem que eu acredite que eu sou Débora, a Juíza de Israel do Antigo testamento, do livro de Juízes, que venceu e liderou um exército de 10 mil homens juntamente com Baraque no monte Tabor?
Baraque respondeu:
- Sim minha senhora.
Então derrepente Bia; Ops! Débora à Juíza, estava indo a frente da batalha final muito assustada e pensando:
- Meu Deus isso não pode estar acontecendo! Como eu; simplesmente Bia, mortal! No lugar de Débora a juíza de Israel?
Então, de repente aparece um anjo do Senhor na frente de Bia, estala os dedos e o tempo pára! Bia olha pra o anjo apreenssiva e diz:
- Um anjooooo!
O lindo anjo responde e diz:
- É Bia, eu sou o anjo que Deus enviou pra te dizer que você tem uma grande missão de vencer a batalha para o povo de Israel. Deus te escolheu nesta época como mulher sábia e corajosa para esta missão. Então não desperdice o que Deus lhe confiou!
Bia respondeu então de olhos fechados:
- Sim meu Senhor, eu honrarei com todas as minhas forças, e seremos vencedores!
Quando Bia, ops! Débora abri os olhos, o anjo do Senhor já tinha partido e tudo voltara ao normal. Então Bia agora, como Débora, confiante na missão que fora designada, diz a Baraque em som forte e bem alto:
- “Levanta-te, porque este dia é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti?” Juízes 4:16.
Então Baraque desceu do monte Tabor com seus 10 mil homens e derrotou o exército de Sísera, pois estava cheio do poder de Deus e matou a fio da espada todo o exército!
Porém, Sísera covarde como era de se esperar, pois todos os homens que não confiam no Senhor e servem as forças do mal, quando chegam no momento de decisão de vida ou morte em frente de uma batalha, se acovardam e fogem deixando seus liderados homens para traz;. Então a Bíblia conta que Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, muher de Héber e pediu pra entrar. Quando Jael o viu, reconheceu que aquele homem era Sísera, o homem a quem Baraque e seus soldados estavam procurando para matar; astutamente permitiu que ele entrasse oferecendo lugar para ele se esconder deixando que Sísera ficasse confiante que ali estaria seguro, então Sísera pediu água e ela deu-lhe leite fazendo com que ele adormecesse e assim; tendo a oportunidade de aproveitar-se do sono do Sísera para mata-lo.
Jael foi muito corajosa e valente, foi bendita entre as mulheres nas tendas, pois ela, uma simples mulher, serva do Deus todo poderoso; como poderia matar um ser humano? Mais estava nos planos de Deus que ela fizesse aquilo, então ela pega uma estaca da tenda com a mão esquerda, e lançou a mão direita de um martelo, chegou-se mansamente a Sísera, e lhe cravou a estaca na fonte(cabeça), de sorte que penetrou atravessando a fonte na terra, estando Sísera num profundo sono, e já muito cansado; assim morreu. Então Jael saiu ao encontro de Baraque o capitão do exército e disse-lhe:
- Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas! E Baraque foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.
Então Baraque e Débora juntamente com todo o povo voltaram e festejaram cantando cânticos de louvor a Deus pela vitória alcançada. Eles dançavam, pulavam de alegria e diziam salmos de louvor a Deus, e assim festejaram por vários dias e sossegou Israel por quarenta anos!
Bia, então desperta do sôno e sai correndo contar o sonho tão real pra sua mãe!
FIM.
Tia Beth.