Esses dias estava lembrando como sempre sentia medo de embarcar na emocionante caminhada da paixão x amor. No fundo devido a criação rígida nesse sentido, onde meu pai sempre administrava de forma crítica e autoritária, consequentemente claro, me deixou amedrontada para empreender neste universo do namoro, achando simplesmente que era pecado ou errado tentar ser feliz, pois segundo seus conceitos todos os homens do planeta terra não prestavam e só queriam se aproveitar das pobres donzelas! Era uma faze de solte os bodes e prendam as cabritas! Os filhos homens tinham que aos 13 anos e olhe lá, terem tido experiência sexual, independentemente de que igreja ou religião fossem. Era o mundo masculino, vai entender?
Estava lá os pastores e irmãos todos empaletozados nas igrejas, com cara de serem homens sérios, santos e a grande maioria com raras exceções, colocando chifres em suas pobres esposas amedrontadas!
Como certas criações causam prejuízo e mal entendido na vida de um ser humano? Sem falar que sinceramente, a mulher nunca foi tão boba assim, como os homens pensavam, elas apenas eram sábias e muito inteligentes!
Mas os casamentos de antigamente, época de meus pais e avós, principalmente quando se eram muito "religiosos" ou pertencentes a igrejas mais rígidas onde infelizmente se olhava muito para o exterior das pessoas ou aparência, casamento era sinônimo de obrigação e talvez apenas gerar filhos, nada mais! Felicidade verdadeira como curtir a vida de forma saudável e legal com a família? Não existia. Só existia muita brutalidade, malícia e sufocamento dos sonhos das esposas. Os homens (nossos pais e avôs), parece que só sabiam adulterar e destratar suas esposas . Mas diante de tudo isso, pelo menos algo que era extremamente louvável, que parece ser raro hoje em dia; eles davam de tudo do bom e do melhor para os filhos e esposa de um modo geral! Não deixavam faltar nada dentro de casa, diferentemente de hoje que infelizmente uma grande maioria deles esperam que a mulher faça isso(troca de papeis).
Então como consequência dessa descompensação afetiva, acabava gerando filhos revoltados no sentido de nunca quererem aquele estilo de vida sem demonstração de carinho e afeto como exemplo para suas vidas entre outros traumas que acompanharam suas vidas por longo tempo! Uffa, dá cansaço só de lembrar! Mas a vida era assim!
Minha tia outro dia no hospital, compartilhou que um dos meus tios (in memoriam), salvou a vida da minha avó quando ela já estava ajoelhada para morrer pelo meu avô! O
pai do meu avô matou uma de suas mulheres assim! No caso da minha avó ,ela era a esposa dele mas vai entender? Imagina brutalidade e ignorância da criatura? Eles achavam que a mulher era objeto, ou seja; eram propriedade deles!!! Nossa! Então minha tia falou que ele era tão bruto, que mandou ela se ajoelhar que ia morre naquela hora e minha vozinha que parecia mais um cordeirinho, se ajoelhou e ele segurando um fação estava pronto pra mata-la como se um animal fosse, quando por providencia divina, nesse exato momento meu tio, que na época era pré-adolescente chegou e impediu que aquela barbaridade acontecesse, enfim depois ele se converteu e mudou.
Minha vozinha casou aos 14 anos, pois naquela época se a moça passasse dos 16, já era considerada velha imagina só? Então reinava a lei da brutalidade, do super machismo ...., misericórdia! Ela, apanhava, meus tios também, era terrível! Minha mãe viu muita coisa ruim na casa de seus pais. Ela cresceu em um ambiente de dor e medo! Era assim que a vida era! Meu avó era tão bruto, que andava com um facão, pois segundo meus tios, ele dizia que quem tentasse mexer com ele, ele "usava" o instrumento cortante!
Mas voltando ao tema: Namorar não é pecado! Fiquei estarrecidamente feliz quando um Pastor muito famoso em minha cidade, devido ao grande assédio por parte das ovelhas de sua igreja para com os seus filhos em se tratando de vigiar e falarem muito da vida da família dele(pastor), fazendo com que seus filhos se sentissem sufocados por terem que dar exemplo aos demais irmãos da igreja, consequentemente até querendo deixar de ir a igreja; ele disse? - " Irmãos, não é pecado namorar!!! O jovem precisa namorar para conhecer sua futura esposa. Como é que o jovem ou a jovem vai casar se não namorar"? Claro que de acordo com a palavra de Deus!!! Nossa! Eu vibrei!!! Foi demais! Não esqueço nunca! E hoje em consequência positiva dessas palavras, o pastor está muito feliz com a escolha de seus filhos e não para de afirmar que "OS NETOS SÃO A SOBREMESA DA VIDA"! Não é fantástico? Demais!!! Ele como pai e pastor, de forma sábia ensinou e acompanhou seus filhos nessa empreitada da vida! E hoje, graças a Deus eles estão casadíssimos e muito felizes! Simplesmente lindo!!!
Dessa forma amados, namorar não é pecado!!! Claro, repetindo milhões de vezes se necessário for: DENTRO DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS E DE ACORDO COM SUA PALAVRA! E claro, se possível com acompanhamento responsável, ok!
Deus te abençoe e você que tem dificuldades de namorar, busque ajuda, orientação de um pastor ou pastora que você confie, e NAMORE PORQUE NÃO É PECADO!!!
Abraços,
Elizabeth Souza
Olá, sou Elizabeth e de forma descontraída, divertida e bem pessoal, partindo claro de uma visão cristã x bíblica, vou compartilhando pensamentos e histórias diversas da minha vida entre outras, simplesmente para quem sabe acrescentar experiências a você, pois viver é bom e Deus proporciona isso pra gente de grátis! Então, se você por acaso esbarrar neste blog, seja muito bem vindo(a), e não esqueça de ser simplesmente feliz! Deus te abençoe!!!
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Indo contra os desejos do coração
Nosso coração é talvez o órgão mais lindo em todos os sentidos do corpo humano, pois funciona de uma forma tal que responde a todos os sentimentos de maneira extraordinariamente incrível, já parou pra pensar nisso? Se estou ansiosa sinto-me ofegante! Se estou calma e serena, meu coração bate suave e tranquilo! Se tenho um susto, meu coração dispara de uma maneira inexplicável, isso é incrível! Então simplesmente, fico sem palavras diante desse pedacinho do céu!!! Porém muitas vezes nosso coração prega peças em nossas vidas nos deixando confusos e por algum momento querendo jogar tudo "pro ar" e simplesmente seguir o que esse pedacinho do céu nos manda, afinal de contas dá muito trabalho manter o equilíbrio e perseverar diante dos empasses da vida! São tantas surpresas, decepções das quais agente nunca imaginara passar, até com agente mesmo que tudo parece ficar obscuro, mas tudo isso tem que acontecer de uma forma ou de outra em nossas vidas para o nosso próprio amadurecimento, e a vida tem que continuar com ou sem aprovação de quem quer que seja nos forçando a olhar sempre para frente, perseverando com as marcas da dor como se nada tivesse acontecido.
As pessoas nos decepcionam, agente decepciona as pessoas, é assim que funciona e assim o ciclo da vida e dos acontecimentos vão girando cada vez mais intensamente ou de forma mais devagar ao encontro do próximo e próximo acontecimento. Quando acontece algo que não gostaríamos que acontecesse, nossa tendência é responder de forma a aquecer mais ainda as coisas em busca de solução imediata das quais muitas ou se não na maioria das vezes o silencio ainda é a melhor solução.
Porém, os mais vivos e experimentados dizem exatamente o contrário sobre tudo isso. É aquela expressão muito ouvida nos filmes e novelas que diz: - “siga o que seu coração mandar, ou siga seu coração!”. Porém será que a palavra de Deus também nos orienta assim? Salomão, o homem mais sábio que já existiu, disse em Provérbios 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".
Então o que responder ao conselho de seguir o coração, quando a bíblia refere-se a ele dessa forma tão cuidadosa? Continuemos examinando mais alguns versículos sobre o coração segundo a palavra de Deus:
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17:9
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Mateus 22:37
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Provérbios 3:5
Então, depois de ler as palavras citadas acima como responder àquela pergunta proveniente do conselho dos que dizem para ouvir a voz do coração e seguir?
Nesses dias estava visitando minha tia no hospital e ela que tem um coração gigante de tão lindo, porém tem passado por muitas provações, quando uma doutora muito querida da família simplesmente disse: - Amo meu coração! Fiquei extasiada com aquelas palavras! Uau!!! E pensei? Será que amo meu coração? Foi tão lindo a maneira que ela afirmou isso que "nunquinha" mais esqueci aquilo pois atingiu minha alma como se uma flecha de tudo que é bom e meditei bastante sobre aquelas palavras, e a resposta para aquela minha indagação foi; Sim eu amo meu coração! Sim, sim e sim!!! Apesar de ser enganoso, traiçoeiro e dele proceder tanta coisa das quais ainda luto contra todos os dias, assim mesmo amo meu coração que Deus com seu infinito amor me concedeu! Uau!!! Contraditório? Talvez, porém quando se ama verdadeiramente, seja em qual for a esfera, é necessário ir contra os desejos do coração! Medite nestas palavras. Deus te abençoe.
Com carinho,
Elizabeth.
As pessoas nos decepcionam, agente decepciona as pessoas, é assim que funciona e assim o ciclo da vida e dos acontecimentos vão girando cada vez mais intensamente ou de forma mais devagar ao encontro do próximo e próximo acontecimento. Quando acontece algo que não gostaríamos que acontecesse, nossa tendência é responder de forma a aquecer mais ainda as coisas em busca de solução imediata das quais muitas ou se não na maioria das vezes o silencio ainda é a melhor solução.
Porém, os mais vivos e experimentados dizem exatamente o contrário sobre tudo isso. É aquela expressão muito ouvida nos filmes e novelas que diz: - “siga o que seu coração mandar, ou siga seu coração!”. Porém será que a palavra de Deus também nos orienta assim? Salomão, o homem mais sábio que já existiu, disse em Provérbios 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".
A bíblia também diz: " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:9 e 10
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Provérbios 3:5
O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Provérbios 14:30
Coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, Provérbios 6:18
O engano está no coração dos que maquinam o mal, mas a alegria está no meio dos que promovem a paz. Provérbios 12:20
Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza. Provérbios 14:13
A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Provérbios 15:13
Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Provérbios 16:1
Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. Provérbios 16:9
O homem de coração perverso não prospera, e o de língua enganosa cai na desgraça. Provérbios 17:20
Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar. Provérbios 24:17
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19:21
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19:21
Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona. Provérbios 20:5
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17:9
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Mateus 22:37
Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Salmos 119:10
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11
Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos. Provérbios 3:1
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Provérbios 3:5
Então, depois de ler as palavras citadas acima como responder àquela pergunta proveniente do conselho dos que dizem para ouvir a voz do coração e seguir?
Nesses dias estava visitando minha tia no hospital e ela que tem um coração gigante de tão lindo, porém tem passado por muitas provações, quando uma doutora muito querida da família simplesmente disse: - Amo meu coração! Fiquei extasiada com aquelas palavras! Uau!!! E pensei? Será que amo meu coração? Foi tão lindo a maneira que ela afirmou isso que "nunquinha" mais esqueci aquilo pois atingiu minha alma como se uma flecha de tudo que é bom e meditei bastante sobre aquelas palavras, e a resposta para aquela minha indagação foi; Sim eu amo meu coração! Sim, sim e sim!!! Apesar de ser enganoso, traiçoeiro e dele proceder tanta coisa das quais ainda luto contra todos os dias, assim mesmo amo meu coração que Deus com seu infinito amor me concedeu! Uau!!! Contraditório? Talvez, porém quando se ama verdadeiramente, seja em qual for a esfera, é necessário ir contra os desejos do coração! Medite nestas palavras. Deus te abençoe.
Com carinho,
Elizabeth.
Assinar:
Postagens (Atom)