Conta-se uma história de um velho e pobre fazendeiro que encontrou uma página de um livro mágico. Então ele muito empolgado, começou a ler essa simples página surrada e que em alguns trechos quase era ilegíveis, sentindo algo muito diferente em seu coração. Daquele momento em diante sua
vida mudou, seu coração se encheu de alegria, ele sentiu uma paz interior inexplicável, seus sonhos que estavam enterrados no mais profundo abismo do seu coração começaram a fluir e ele começou a
chorar. Chorar? É, aquele homem marcado pela vida, até então não sabia chorar de alegria, gozo e paz profunda. Ele ficou meio que desnorteado, sua esposa também já velha e muito calejada pelos sinais de velhice, não entendia o que acontecera que seu velho homem estava a chorar como criança e a sorrir como um homem cheio de esperança e nova vida.
O tempo passou e aquele velho e pobre fazendeiro foi repetindo várias vezes aquela leitura maravilhosa que a cada dia lhe trazia mais paz e contentamento, enchendo de alegria onde quer que ele andasse, pois ele não conseguia guardar para si, e passava para todos que conhecia, até onde seus pés cansados o podia levar. E a notícia foi se espalhando, e as pessoas que tinham a oportunidade única de encontrar aquele velho, ao ouvir as histórias da página do livro mágico, tinham suas vidas mudadas e seus corações começavam a transbordar de alegria.
Mas que página era aquela? Como uma simples página surrada, rasgada de um livro que diziam ser mágico poderia causar tanto efeito em tantas vidas daquele pequeno vilarejo? Aquela notícia se espalhou, e chamou atenção das autoridades daquela cidade onde tudo era proibido. Diante disso, as autoridades mandaram chamar o velho pobre fazendeiro para saber que história era aquela, da qual as pessoas da cidade já não eram as mesmas e estavam mais felizes, esperançosas e cheia de vida! Nas palavras das autoridades, as pessoas daquele lugar, pareciam que tinham tomado uma porção mágica que tinha curado suas vidas e renovado as forças daquela pobre gente, e as autoridades queriam saber o que que tinha naquela página do livro que todos diziam ser mágico.
Quando o pobre homem fazendeiro chegou diante daqueles homens severos, durões e com os
corações cheios de ódio, rancor, raiva e tudo que era mais perverso, o mesmo temeu! Seus olhos redondos, cansados e brilhantes, agora contemplava quem sabe talvez a ultima cena de sua vida, pois para o conteúdo daquele livro não tinha perdão naquele lugar que era extremamente proibido a leitura do livro, e quem fosse pego falando ou ensinando sobre o livro, era preso e extremamente maltratado para servir de exemplo para os demais moradores daquele lugar, como punição sem perdão. E agora? O velho homem sentiu temor e tremor em seu coração, mesmo depois de por pouco tempo ter sentido tanta alegria e felicidade como nunca jamais sentira em toda sua vida, porque simplesmente era inexplicável. Sendo assim, estava pronto para toda e qualquer consequência e até morrer por causa daquela página que mudara sua vida!
As autoridades daquele vilarejo, começaram a interrogar aquele homem sobre aquela página, pois
para surpresa deles a página não estava no idioma local, e os mesmos não sabiam ler o que estava escrito ali. Então perguntaram aquele velho fazendeiro, que idioma era aquele e onde ele aprendeu a ler? O velho cansado e pobre fazendeiro calejado, respondendo disse que o idioma ele tinha aprendido com seus avós e que ao encontrar a página do livro mágico, o mesmo relembrou mesmo depois de tanto tempo e começou a ler, tendo assim um encontro com o autor daquelas palavras e sentindo o que nunca sentira em toda sua vida, mesmo nos momentos mais felizes, pois era uma felicidade diferente de todas até então experimentada.
Os homens autoritários, cada vez mais curiosos perguntavam: - Diga o que tem escrito ai seu velho!!! E o fazendeiro pobre começou de forma muito simples a contar a história daquela página do livro mágico para aqueles homens. Der repente, lágrimas começaram a rolar em seus rostos, queimado seus corações como chama que arde no fundo de seus seres corruptos e sem amor e perdão. Eles estavam paralisados, porque simplesmente as palavras que saiam da boca daquele velho fazendeiro, sem nenhuma aparência, estava mexendo com a alma sofrida e sem esperança daqueles homens como nunca antes em todas suas vidas, pois os mesmos só e apenas só maltratavam e causavam dor e sofrimento na sofrida população daquele lugar.
Então já no final da história, quando tudo parecia perfeito aos cansados olhos azuis daquele velho fazendeiro, de repente entra o general daquela cidade com muita arrogância e pergunta: - O que está acontecendo aqui? Naquele momento, os homens já com um semblante diferente, seus olhos cheios de lágrimas, tomaram aquele susto, e ficaram em posição de continência, enquanto o General mui furiosamente xingava a todos e mandava que os mesmos pusessem aquele velho na cadeia por tempo indeterminado, para aprender a nunca mais ler aquela página do livro mágico pra ninguém naquele lugar! Só que como um milagre aqueles homens já não eram mais os mesmo, algo de novo estava nascendo em seus corações e eles já não aceitavam continuar suas vidas tendo os mesmos sentimentos e atitudes de antes. Aquele homens queriam viver aquele novo sentimento, que faziam com que eles se sentissem diferentes, melhores, tivessem mais esperança e até sentissem amor pelo próximo.
Foi assim que eles começaram a não mais praticarem aquelas atitudes de outrora, e sempre as escondidas procurar aquele velho fazendeiro em sua cela úmida e escura, para escutarem mais sobre
as palavras daquela página do livro mágico. E vidas continuaram a serem mudadas, pois dentro daquela prisão os demais presos também estavam tendo a oportunidade de ouvir aquelas palavras e sentirem o mesmo que aquele velho senhor fazendeiro, sentira quando leu pela primeira vez em sua vida.
Então, um dia pela manhã bem cedo, aparece o General daquele vilarejo mui aterrorizado, com lágrimas no rosto, querendo falar com o velho fazendeiro. Os soldados já transformados pelas histórias da página do livro mágico, temerosamente chamaram o velho e o acompanharam até a sala do General, quando para a surpresa de todos, o General chorando pediu para que o velho contasse também para ele a história daquela página do livro magico, pois desde que ele tinha ordenado a prisão daquele velho, o mesmo não consegui dormir, e sonhava todas as noites com o livro aberto saindo de dentro muitas coisas incríveis que ele não entendia, e o mesmo ficava aterrorizado pois eram coisas de outro mundo das quais não tinham explicações invadindo seus sonhos e não deixando ele dormir.
Diante disso, os soldados boquiabertos, o então velho começou a relatar a história daquela página do livro mágico. O General, agora não mais com aquele olhar amedrontador, e sim um olhar suave, chora como criança a cada palavra emitida pelo velho fazendeiro, e ao final diz que quer seguir as
palavras daquele livro. Então, a partir daquele dia toda a população foi liberada para estudar e ler não só uma página do livro mágico, mas o livro todo pois o próprio General mandou comprar centenas e milhares de exemplares do livro mágico e deu ordem para que até nas escolas os professores lessem com as crianças, fazendo assim parte das disciplinas das aulas e todos dessa forma foram transformados e viveram mais felizes para sempre.
E que página do livro mágico era aquela? Você faz alguma ideia? Em alguns países até hoje este livro é estritamente proibido a circulação entre a população, fazendo com que para que alguém possa ter acesso a este livro, a mesma consiga através de contrabando, ou tenha que se reunir em lugares extremamente escondidos, como salas subterrâneas para poderem escutar mais dessa palavra do livro, que nesses lugares é chamado o "Livro Perigoso"! Você faz ideia de que livro estamos falando? É esse mesmo queridos, é a Bíblia, e essa história relatada aqui é uma adaptação de várias histórias verdadeiras que já ouvi, assisti e li de fontes seguras dos diversos países que se encontram na "Janela
10/40", onde os cristãos são extremamente perseguidos e torturados por terem ou buscarem ter acesso a este livro, que lá é o livro perigoso, pois tira as pessoas da escuridão e dá nova vida.
No filme, "O livro Perigoso" da Missão Portas Abertas, esse velho fazendeiro pergunta a um repórter que faz entrevistas a pessoas que sofreram abusos, prisão e muita tortura por causa da Bíblia, "Que belos problemas esse livro já te causou"? Então eu pergunto pra mim e pra você queridos: " Que belos problemas este livro chamado Bíblia já te causou? Se é que em nosso país ou seja lá que país você esteja, onde não tem perseguição alguma por causa da leitura bíblica, você já sofreu algum problema! Um garotinho de 3 ou 4 anos, pega uma bíblia toda empoeirada na mesa do
escritório de sua casa e pergunta a sua mãe: - Mãe? Esse não é o livro de Deus? Ela responde que sim. Então o garoto diz novamente: - Porque agente não devolve a Ele, pois agente não lê? A mãe daquele garotinho tão pequeno, daquele momento em diante começou a ler aquele livro mágico e sua vida foi transformada.
Que ao olharmos para uma Bíblia, possamos nos lembrar das milhares de pessoas que morreram ou sofrem por não puderem apenas ter um exemplar em suas casas em algum lugar deste mundo, e desta forma possamos nos comprometer a ler esse livro que pelo menos em minha pequena biblioteca particular, tenho de todas as cores, formas e edições diferentes.
Deus te abençoe querido e querida. E que possamos nos comprometer diante de Deus a ler mais e mais de sua eterna palavra.
Amém.
Elizabeth Souza
Com carinho.
- "O Senhor prova os corações" Provérbios 17:3.b
- " O que escarnece do pobre insulta o que o criou" (17:5)
- "O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos". (17:9).