sábado, 26 de abril de 2014

A luta contra as potestades do mal - Efésios 6: 10-20

Fonte: Revista de Estudos Bíblicos Aleluia


Existe um mundo espiritual que, embora
não possamos ver, tem influência poderosa
sobre o mundo físico. A Bíblia faz referência a anjos
e a demônios, seres espirituais que agem na terra.
Antes da conversão, o homem é escravizado
pelas forças do mal, Ef 2: 2-3, mas não tem consciência disso. A partir do momento
em que se entrega a Cristo, o crente se envolve
numa intensa batalha espiritual.  O príncipe
do império das trevas, de onde fomos libertos,
não se dá por vencido.

E daí? Vamos ignorar essas verdades ou vamos enfrentar esta batalha? Que armas temos à nossa disposição?
Isso é o que verá neste estudo.
 
I. POR QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR A BATALHA ESPIRITUAL
 


a) A Bíblia dá muita ênfase ao assunto. Segundo as Escrituras, existe uma contínua e intensa batalha entre a luz e as trevas, entre Cristo e Satanás, entre a Igreja e o inferno, 1Pe 5: 8, 9. Há uma verdadeira riqueza de textos bíblicos que falam acerca do assunto, mostrando como os espíritos das trevas trouxeram intenso sofrimento às pessoas:

  • Satanás transtornou a vida de Jó, Jó 1: 12-19;
  • Jesus foi tentado pelo diabo, no deserto,
    Mt. 4: 1-11;
  • Nos Evangelhos, relatos sobre a ação do diabo impressionam: o gadareno, possuído por legiões de demônios, Mc 5: 1-20; o jovem que era jogado na água e no fogo, Mc 9: 14-22; Maria Madalena, liberta de sete demônios, Lc 8: 2; espíritos de enfermidade, Lc. 13: 11-13;
  • Ananias e Safira foram enganados por Satanás para que mentissem ao apóstolo Pedro, At 5: 11-13.

Para ludibriar o homem, Satanás se transforma até em anjo de luz e seus ministros são capazes de se mascararem  como ministros de justiça, 2Co 11: 13-15.

b) O contexto cultural e religioso do país em que vivemos é outra forte razão para não ignorarmos a batalha espiritual. O Brasil é considerado hoje o maior país espírita do mundo, com aproximadamente 5.500 centros espalhados pelo território nacional. Deve haver um despertar do cristão para a realidade da batalha espiritual e, assim, preparar-se para vencê-la.
 
       II. COMO DESFAZER AS ESTRATÉGIAS DO INIMIGO
1. Conhecer o inimigo.  Paulo, em Efésios 6: 12, fala de uma hierarquia no reino das trevas. Principados são os chefes ou os líderes da maldade; os dominadores são espíritos malignos; as potestades são os que têm poder para governar. Todos promovem males na terra.
a) Estes principados, dominadores e potestades do mal  procuram levar o homem à desobediência, à insubmissão. Tornam as pessoas irreverentes e insubordinadas quanto ao seu comportamento, Ef 2: 2.
b) Estes espíritos malignos atuam também como agitadores da consciência humana, fazendo com que sentimentos de culpa sejam mais intensos, Zc 3: 1-5.
Os seres invisíveis da maldade são acusadores. Vemos claro exemplo em Jó 1: 1-12 quando o diabo fica questionando a respeito da integridade e justiça de Jó. A busca exagerada, detalhista e obcecada de “justiça” é também diabólica. Tenhamos cuidado com o exagero legalista.
 
2. Conhecer e tomar posse das armas celestiais, 2Co 10: 4-5. As armas da nossa guerra são ofensivas e defensivas, 2Co 6: 7. Vejamos:

III. ARMAS DEFENSIVAS, Ef 6: 13-18. 
O Nome de Jesus. Fp 2: 9-10. É a arma mais poderosa contra o inimigo. Ele tem autoridade sobre os seres angelicais, sobre os homens e sobre os demônios. Jesus está acima de todo principado, e potestade, e poder e domínio, Efésios 1: 20-22.
A oração. Ef. 6: 18. Esta é a arma que nos coloca em contato direto com o mundo espiritual. A oração nos fortalece, nos capacita para conquistarmos todo o território que o diabo invadiu. Veja Marcos 3: 23-29.
O Senhor equipou Sua Igreja com uma armadura sobrenatural para que ela exerça domínio sobre o reino da maldade e resista às suas forças, a fim de sair da guerra sã e salva.
O capacete, v. 17. Paulo faz esta peça representar a salvação, possivelmente referindo-se a Isaías 59: 17. A salvação protege o homem em Cristo de ser desintegrado sob os efeitos condenadores do pecado.
O cinto da verdade - v. 14. A verdade é Jesus. O cristão deverá estar inteiramente ligado a Ele numa comunhão perfeita, Jo 15: 2-7. Esta armadura significa que o cristão se reveste do Senhor Jesus, assumindo a natureza moral de Cristo, Rm 8: 29.
A couraça da justiça - v. 14. O crente está revestido da justiça de Deus, Rm. 3: 21 e 5: 1. Sua culpa foi lançada na cruz de Cristo, Rm 13: 12-14 e Ef 4: 24.

Pés calçados com a preparação do evangelho da paz, v. 15. Significa o estabelecimento de um alicerce espiritual firme. Assim calçados, com prontidão e disposição, aparecem os pés daqueles que cruzam desertos e terrenos montanhosos, levando as boas novas da paz, Is 52: 7-9.
                          

...........

    
Fonte: Revista de Estudos Bíblicos Aleluia
http://www.iprb.org.br/estudos_biblicos/estudos_1-50/estudos_21.htm
Direitos autorais - Este estudo pode ser reproduzido
livremente para fins pessoais, sendo, porém, vedada
sua publicação sem autorização formal da Editora Aleluia.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Visita Inesperada!!!

Através desse relato, faço  um alertar para a questão que é muito séria: O uso das DROGAS! Assunto que deve ser tratado mais que nunca nos dias de hoje; principalmente dentro das igrejas através de palestras entre outras dinâmicas envolvendo as famílias, para que todos de um modo geral fique atento, a questão além de apenas orar pelo problema! 

Sabemos que a oração pode muito em seus efeitos, não existe dúvidas quanto a isso, mas atitude, reconhecimento do problema é muito importante, afinal de contas; o nome ORAÇÃO quando separado fica mais ou menos assim: ORA + AÇÃO! Ou seja; você ora e age! E sabemos que ninguém está livre de passar por isso, mas o que não podemos é ser condescendentes, pois Deus pedirá contas dos nossos atos! Infelizmente é um problema sério, que deve ser levado mais a sério do que nunca, para que se possa evitar mais danos a sociedade!




Então aconteceu que...
Estávamos em casa reunidos em família, quando de repente chega uma visita inesperada. Som alto, música estranha, gritos aos montes vindos da rua, chamando por meu pai! - Meu Deus, quem será? Fala minha mãe preocupada, sem entender!  Meu irmão vai até o portão para ver quem era, mas não consegue entender por causa do som do carro nas alturas. O mesmo solicita para que a pessoa baixe o som, para que possa atende-lo. Então o indivíduo abaixa o som, e diz: - Hey, não atire, estou limpo! Finalmente meu irmão identifica quem é e não acredita no que ver, como nós também! Nossa, ele parece não está bem? Parece que uma nuvem de loucura paira sobre sua cabeça? O que está acontecendo com esse indivíduo? Ao adentrar em nossa casa, ainda no jardim, nossa cachorra de raça Labrador, que é muito dócil vai a seu encontro, quando o mesmo pega o animalzinho, como se um bicho feroz fosse e a machuca, fazendo com que o animalzinho saísse aos gritos de dor, por tão agressiva a dor causada por ele a cadela!

Nossa, o que está acontecendo? Esse camarada está louco? O mesmo exibindo seus músculos de forma ridiculamente ameaçadora e tom de voz grave como nunca tivera ouvido, pois seu timbre de voz não é aquele(parecia a voz de um monstro), fazia gestos nas mãos como se tivesse atirando para todos os lados, como se tivesse vendo alguma coisa que nós simplesmente não entendíamos! Cheiro forte de bebida alcoólica, olhos estufados e avermelhados, euforia, irritabilidade, exibicionismo da musculatura, gestos ameaçadores de quem estava dando tiro para todos que se atrevessem a surgir a sua frente, murros e falando tudo que não se deve falar com uso de palavras de baixo teor educativo, e ameaças.

Bem, aquelas alturas não deixei meu pai sozinho na companhia daquele indivíduo, pois a qualquer momento o mesmo poderia fazer mal a meu pai ou família! Quando meu pai entendeu, o que se passara, tentou ao máximo desviar o foco do indivíduo para que parasse de falar de violência, matança e pancadarias, mas ele sempre pegava nos dedos da mão do meu pai e apertava com muita força, como se quisesse mostrar quem estava no comando naquela hora! Eu simplesmente fiquei pasma, não acreditava no que via! Como pode? Está machucando a mão do meu pai? Mas o cara estava drogado! Mesmo assim, meu pai, com muita calma, amor e muito paciência, continuou a de certa forma; mimá-lo com palavras para que o mesmo se acalmasse. Estava funcionando, pois depois de algum tempo de muitas palavras emitidas pelo cidadão, das quais nós ao ouvi-las sentimos muito pelos pais dessa criatura, que são de bem e não merecem jamais passar por isso, convidamos o mesmo para jantar pois estava tarde e estávamos com fome! Graças a Deus, ele recusou e já na varanda da nossa casa, perto do portão de saída, ele aperta a mão do meu pai e depois a do meu irmão com muita força, fazendo com
que meu irmão retribuísse o aperto de mão. O indivíduo reclama, solta a mão do meu irmão e vai em direção a uma das colunas da varanda da nossa casa e mete sua cabeça contra a coluna por três vezes! Uau!
Loucura? Três vezes? E sai correndo como louco entrando em seu carro disparando em alta velocidade. Uau? Visita inesperada! Overdose de loucura? 

Resultado daquela noite que ficou na história como terror para nossa família: - Sentimos e lamentamos muito por tal situação, e ficamos na torcida para que o mesmo tenha o devido tratamento e intervenção da família e profissionais competentes, para seu próprio bem, pois a família não merece. 

Aliás, apesar de sabermos que esse mal pode atingir qualquer pessoa, em qualquer nível e religião, sabemos também que atinge cada vez mais pessoas dentro das igrejas, não respeitando denominação ou hierarquia, basta dar lugar x brechas! Droga é uma droga, e o pior de tudo, vem pra matar, roubar e destruir, principalmente a vida da família. 

Então, se você passa por uma situação de vício de drogas dentro de sua família, faça intervenção na pessoa atingida por esse mal o mais rápido possível. Não esconda o problema, assuma que está passando por esse problema e dor, e FAÇA
INTERVENÇÃO antes que seja tarde demais! Pois como falei antes: - Droga mata amados! Não é vergonhoso admitir que tem o problemas dentro de casa. É vergonhoso esconder e ter que pagar pelas consequências! Peça ajuda! Exponha o problema para que possa receber ajuda. Use a experiência da vergonha e dor para ajudar a outros que estão indo pelo mesmo caminho! O mundo não precisa de pessoas que se calam para evitar escândalos, o mundo precisa hoje mais que nunca de corajosos que deem suas cara a tapa, reconhecendo o problema e aceitando ajuda, para um bem maior!

Seja diferente, faça a diferença! 

E jamais nos gloriemos por situações como esta relatada aqui, pelo contrário, oremos por essas pessoas pra que Deus com sua infinita misericórdia resgate estas desta situação, porque quem passa por isso, está perdido e grita por socorro! Que possamos tomar atitude além de orar, agir de forma positiva para que a igreja mais que nunca se posicione contra as astutas ciladas do inimigo e lute contra o problema, ajudando a quem precisa através de todas as ferramentas disponíveis para cura e crescimento das famílias atingidas por este mal! 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. 
Que Deus sobre nós faça resplandecer o seu rosto e nos dê a paz!