"Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos olhos". Romanos 12.16
Talvez, um dos maiores sentimentos que o homem vive é pensar que tem o controle de sua vida nas mãos. Triste engano! Somente o soberbo pensa assim!
Sequer compreendemos a pecaminosidade do nosso próprio coração? Um coração enganoso, que nos faz pensar que somos bons e melhores! " Aqueles que pensam muito a respeito de si mesmos, não pensam suficientemente", ponderou Amy Carmichael.
O orgulho é um mal epidêmico. Ele está em todos nós e se manifesta de muitas maneiras: Da mais sutil à mais extravagante, e por mais que odiemos admitir, todos nós somos orgulhosos! A questão então, não é se somos ou não orgulhosos, mas o quanto temos de orgulho em nossos corações e como ele se manifesta! Reconhecê-lo é o primeiro passo para nos alinharmos com Deus.
Talvez eu vá contra suas convicções referentes a amor próprio (que aliás, é uma das definições de orgulho), mas também fui tremendamente confrontada a refletir sobre a nossa natureza e a mediocridade da soberba humana. Nunca na humanidade houve um tempo como o que estamos vivendo hoje, marcado pela propaganda HEDONISTA que diz: Ame a si mesmo, cuide-se bem, aproveite a vida, siga os impulsos do seu coração, e por ai vai!
Mas o que Thomas Kempis, escritor alemão, aconselhou há 600 anos atrás é impressionante: "Se você quer aprender algo que valha a pena, então considere o amor próprio como nada! Conhecer e desprezar o "eu" é o melhor conselho. Pensar em si como nada, e sempre pensar bem dos outros é a mais nobre sabedoria. Portanto, se você vê outra pessoa cometer um pecado abertamente ou ainda um crime grave, não se considere melhor do que ele, pois você não sabe quanto tempo você pode permanecer em bom estado. Todos os homens são frágeis, mas você deve admitir que ninguém é mais frágil do que você"!
O orgulhoso não pensa assim. Ele gosta tanto de si que não sobra muito espaço
para os outros: ofende-se facilmente e demonstra pouca tolerância para com as diferenças do próximo porque não ama como convém. Mas o que Paulo escreveu em sua carta aos Filipenses 2.1-5: " Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus....
O homem jamais mudou a sua natureza pecaminosa, que obriga a apreciar tanto o orgulho. Este pecado nos oferece os mesmos "benefícios" que vem oferecendo a toda humanidade desde o início: " Você em primeiro lugar,... sereis como deuses,.... a glória é só tua!" Triste engano! Jesus Cristo nos mostrou que a única forma de suprimir o orgulho é através da obediência a Deus. Ele foi o único que viveu sem pecado e, portanto, o homem mais humilde que jamais viveu. Em tudo obedeceu a Deus, e por isso foi exaltado. Eis um grande paradoxo: CRISTO FEZ DA HUMILDADE O CAMINHO PARA GLÓRIA.
Reflita:....
Quanto reconheço do meu orgulho? Tenho focado mais nas falhas dos outros ou reconheço minhas próprias falhas? O que Jesus quis dizer com "Negar-se a si mesmo?"
Ore: Senhor, sonda meu coração. Mostra-me onde abrigo orgulho. Dê-me humildade para reconhecer e sabedoria para mudar.
Fonte: Devocionário - Cultivando um Coração Limpo
Reinaldo Bui
Olá, sou Elizabeth e de forma descontraída, divertida e bem pessoal, partindo claro de uma visão cristã x bíblica, vou compartilhando pensamentos e histórias diversas da minha vida entre outras, simplesmente para quem sabe acrescentar experiências a você, pois viver é bom e Deus proporciona isso pra gente de grátis! Então, se você por acaso esbarrar neste blog, seja muito bem vindo(a), e não esqueça de ser simplesmente feliz! Deus te abençoe!!!
domingo, 16 de junho de 2013
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Descasados
O livre-arbítrio nos capacita a escolher a direção que vamos seguir em nossas vidas. E optar por aproveitar eventos de percas entre outros acontecimentos importantes como catalisador para curar a nós mesmos, é uma escolha de elevado nível espiritual e tão profundo, que podemos perceber como um presente de Deus. Sendo assim, podemos nos esforçar para curar a nós mesmos ou optar por ser uma vítima da vida. Em outras palavras, você pode deixar seus problemas usarem você,
ou você usar seus problemas criando oportunidades únicas de superação, crescimento pessoal, espiritual ou em qualquer área que seja. Você escolhe marcar a vida ou deixar a vida marcar você! Não é fácil, mas no final quando começamos ver a luz ao fim do túnel, é recompensador. Podemos até dizer que certos acontecimentos em nossas vidas, vistos antes como maldição dependendo dos nossos esforços, atitudes e comportamento, se transformam em benção. Loucura? Não, pois em última análise foi para o seu bem maior!
Esses dias, confesso que não desejava mais falar sobre divórcio ou qualquer assunto traumático em geral, queria simplesmente prosseguir. Gostaria de falar de boas novas e realmente não tocar mais neste assunto, pois para mim de alguma forma não faz mais sentido, isso é bom; é sinal de cura, mas ao mesmo tempo; como poderia ajudar minhas amigas se desistir de falar sobre o assunto? Afinal de contas a vida pós divórcio principalmente para as meninas é um desafio e luta diária a ser superada. Na realidade é uma conquista, uma construção de um novo ser que de alguma forma foi completamente desestruturado e esse compromisso que fiz, vou cumprir sempre que possível.
Certo dia, estava vendo uma série de TV, coincidentemente chamada "Descasada", e a atriz agora tendo que viver uma nova fase de adaptação em sua vida como solteira, tendo que conviver com a rejeição da sociedade que antes "eram amigos" dela e do ex, mas que agora na realidade dos muitos "amigos" em comum, só lhe restara dois, e estava andando na rua conversando com seus amigos; quando de repente; passou entre eles uma família intacta, ou seja; a mãe, o pai e os filhos! Então um dos amigos da Descasada falou: - Nossa! Acabo de ver uma família em extinção? Foi cômico, mas infelizmente é quase pura verdade. Na Europa e EUA, entre 10 casamentos só sobrevivem 2 ou 3 no máximo e olhe lá. A coisa é muito séria, e aqui no Brasil não está diferente.
Mas, as coisas nem sempre são o que parecem. Se por
acaso você, como na série Descasada, tem sentido certa rejeição por parte da sociedade, principalmente; infelizmente dentro das igrejas, pois as mesmas não são preparadas para acolher solteiros descasados, seja lá em que denominação for, e está incluída(o) nesta estatística dos recém descasados se sentindo um peixinho fora d´agua, sendo vista com olhares de indiferença; diferentemente do que infelizmente é pregado, talvez levando você a pensar que perdeu o valor e virtudes, por não estar mais no rol dos "casados" ou "casados infelizes", só tenho um conselho a dizer pra te encorajar:
COMEÇE DE NOVO!
"Se você fez planos que não deram certo, se você tentou dar o melhor de si e não há mais o que tentar, se você falhou consigo mesmo sem saber porquê,
Comece de novo.
Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer, se você confiou neles e eles não o apoiaram, se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo,
Comece de novo"!
Deus te surpreenderá onde você menos esperar!
Comece de novo.
Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer, se você confiou neles e eles não o apoiaram, se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo,
Comece de novo"!
Deus te surpreenderá onde você menos esperar!
Se cuida!
Fique bem!
Elizabeth Souza.
Assinar:
Postagens (Atom)